Palestras

Visando aumentar o número de assuntos abordados e oferecer conteúdo variado, o evento mais uma vez contará com palestras em paralelo (simultâneas), ocorrendo em salas diferentes. Você é livre para decidir na hora qual palestra irá assistir. Os slides de todas as palestras serão disponibilizados depois do evento, para todos os participantes.

Clique aqui para visualizar a grade com os horários das palestras
O credenciamento começará as 07h15, com a primeira palestra começando as 09h, sendo o término do evento programado para as 19h15.

Palestrante Tema/Resumos

CantuPalestra em portuguêsCarlos Henrique Cantu

FireBase/WarmBoot Informática - atua no mercado de desenvolvimento de software há 20 anos, é mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org, consultor de banco de dados Firebird, autor do livro Firebird Essencial e Firebird 2 e colunista da revista ActiveDelphi. No total, já palestrou para milhares de pessoas, na Conferência Internacional de Firebird em 2005, 2006, 2007 e 2008, em todas as edições do Firebird Developers Day (FDD) e Delphi Developers Day (DDD), no SQL Connect 2007, além de diversos eventos ligados a informática e programação.

Blog: blog.firebase.com.br
Twitter: @chcantu

Tema: Explorando os utilitários de linha de comando

Resumo: Uma instalação completa do Firebird traz consigo diversos utilitários de linha de comando, muitas vezes ignorados ou mal compreendidos pelos usuários.

Enganam-se aqueles que pensam que o gfix só serve para verificar ou reparar um banco de dados problemático, ou que a única utilidade do gbak é a de fazer backups. Outros utilitários são até mais ignorados ou desconhecidos, como o instsvc, instclient, fbsvcmgr, etc.

Essa palestra apresentará os principais utilitários nativos do Firebird, mostrará o que podemos fazer com eles, como devem ser usados/executados, bem como a teoria associada aos efeitos causados pelo uso de algumas das opções.

Nível: Todos os níveis

EduardoPalestra em portuguêsEduardo Jedliczka

Mestre em Ciências da Computação pela UNIMEP. Atualmente é servidor público da UTFPR (antigo CEFET-PR). Atua como consultor/DBA em Firebird desde 2006. Já palestrou em diversas edições do FDD, participando ativamente da lista de discussão da FireBase há muitos anos.

Tema: Comportamento das arquiteturas do Firebird em diferentes ambientes

Resumo: Existem muitos mitos que sempre ouvimos falar, mas que pouca gente parou realmente para comprovar (ou não), referente ao uso do SuperServer em máquinas SMP, ou das diferenças de performance entre as arquiteturas do Firebird, em diferentes sistemas operacionais e computadores (single core x multi core).

O objetivo desta palestra é desmitificar esse tema, comparando diretamente as três arquiteturas do Firebird 2.5, o FB 2.1 SuperServer, e o FB 3.0 SuperClassic "alfa", em diferentes ambientes (six-core com 16GB de ram 2008 server R2 trial / linux ubuntu server, intel I5 com 4gb de ram dual-boot windows/linux, notebook dual-core com windows 7 64 bits e 4gb de ram).

Nível: Intermediário - Avançado

BensonPalestra em portuguêsAlexandre Benson Smith

Trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1989, sendo que desde 1993 na THOR Software e Comercial Ltda, desenvolvendo software específico (taylor-made) e sistemas integrados de gestão empresarial. Ao longo destes anos, esteve envolvido em diversos projetos tais como software multimídia (quiosques, auto-treinamento, catálogos eletrônicos, etc), projetos para diversas prefeituras e diversos sistemas voltados para engenharia. Trabalha com Interbase/Firebird desde 1999 e participa de diversas listas de discussão e suporte de Firebird.

Tema: Resolvendo problemas de performance na prática

Resumo: O intuito da palestra é mostrar os casos mais comuns de problemas com a performance do banco de dados, mostrar de forma prática que pequenas mudanças podem afetar drasticamente a performance do servidor, dicas sobre sweep/garbage collection, manutenção de índices, verificação de planos de execução, melhores práticas na aplicação cliente e até pequenos detalhes na modelagem de dados serão apresentados. Com base no conteúdo, poderá montar um check list simples para avaliação dos seus bancos de dados e aplicações. Iniciaremos com um banco de dados problemático e evoluiremos para um banco de dados melhor otimizado, comparando os resultados finais.

Nível: Todos os níveis


Tema: Firebird no dia a dia

Resumo: Dicas para ter melhor performance nas queries, como funcionam as leituras indexadas (bitmap), análise das estatísticas do banco (gstat), garbage collection e o impacto no uso, formas diferentes de escrever o mesmo tipo de query e as diferenças nos planos de otimização. Nota: Essa palestra foi apresentada originalmente no 4º FDD, tendo ótima avaliação, e para essa reapresentação, ganhará alguns novos slides e informações. Optamos por repeti-la visto a alta demanda para o assunto apresentado.

Nível: Todos os níveis


MauricioPalestra em portuguêsPaulo Quicoli

Formado pela FATEC, atua há mais de 10 anos como analista desenvolvedor em aplicativos Client/Server desenvolvimentos em Delphi e .NET, utilizando tecnologias como WPF, WCF, Silverlight e NHibernate. Coordenador do núcleo .NET da Control-M Informática em Jaboticabal/SP, editor técnico das revistas Clube Delphi, .Net Magazine, editor .NET da revista Web Mobile Magazine, do grupo DevMedia e um dos responsáveis pelo site NHibernate Brasil, que oferece consultoria e suporte em NHibernate.

Blog: quicoli.wordpress.com
Twitter: @pauloquicoli

 

Tema: Orientação a Objetos e Persistência na prática

Resumo: A orientação a objetos é cada vez mais parte do cotidiano do profissional de desenvolvimento. Em um momento inicial, o conceito de persistência de dados na forma de objetos pode gerar inúmeras dúvidas. Nessa palestra, vamos conhecer as principais diferenças entre o mundo orientado a objetos e o mundo relacional, entender o problema de granularidade de objetos, formas de implementar no banco de dados uma herança existente nas classes de negócio, identidade única de objeto vs. primary keys, utilização de Stored Procedures para consulta de objetos, independência de banco de dados e como um framework ORM pode minimizar dificuldades/diferenças desses dois mundos. Exemplos práticos com Firebird serão utilizados, e um case de sucesso de um ERP será apresentado.

Nível: Intermediário - Avançado

DKPalestra com tradução para o portuguêsAlexey Kovyazin (Rússia)

Diretor executivo da IBSurgeon. Alexey é um veterano das tecnologias da informação: sua experiência inclui ter trabalhado na Borland/CodeGear/Embarcadero e na Microsoft, além de ser especialista na recuperação de bases de dados corrompidas. Na IBSurgeon, trabalha na melhoria constante dos produtos e serviços, pois acredita que a qualidade é a chave do sucesso.

Tema: Estudo de caso (Profitmed)

Resumo: Estudo de caso real referente a migração (em 4 meses) de uma base de dados de 75 GB, do Firebird 1.5 para o Firebird 2.5, com mais de 5.000 procedures, usada em um ambiente com 400 conexões simultâneas:

  • Como planejar a migração.
  • Como lidar com problemas de compatibilidade.
  • Quais são as maiores armadilhas e problemas enfrentados durante o processo.
  • Como encontrar problemas em consultas SQL e seus planos de execução.

Nível: Todos


Tema: Ferramentas para recuperação e monitoramento de bancos de dados Firebird

Resumo: Apresentação das novas ferramentas da IBSurgeon (FBFirstAID 3.0 e FBDataGuard 2.7), técnicas para a recuperação total e proteção do banco de dados. Demonstração da recuperação de bancos de dados corrompidos por discos rígidos danificados e falhas de memória RAM. Apresentação do novo programa da IBSurgeon para desenvolvedores ISV, para fornecer proteção de banco de dados eficaz e acessível aos seus clientes.

PS: As ferramentas da IBSurgeon estarão sendo vendidas a preços especiais durante o FDD.

Nível: Todos

Luiz PauloPalestra com tradução para o portuguêsMichael Philippenko

Michael Philippenko é CEO da Fast Reports.

Tema: Disponibilizando informações em ambientes multi-plataforma com ferramentas da Fast Reports.

Resumo: Praticamente todos os desenvolvedores de aplicações comerciais trabalham com bancos de dados. No entanto, o usuário final geralmente nem sabe o que é isso - ele se interessa apenas pelos resultados. Sendo assim, como tornar as informações do BD úteis para o usuário? Como extrair e gerar informação com o mínimo de custo e o máximo de eficiência? Quais os limites impostos pelas diferentes plataformas?

A palestra apresentará algumas ferramentas desenvolvidas pela Fast Reports, com demonstrações práticas de utilização do:

  • FastReport VCL 5 - novidades da nova versão, "clever objects", demonstração prática do FastRerpot's "clever objects" quando usado por desenvolvedores e usuários finais. Reports multi-plataformas.
  • FastCube VCL 2 - Quais as novidades da nova versão? Como trabalhar com OLAP usando o FastCube. DOLAP multi-plataforma.
  • FastReport.Net - Porque é interessante para os desenvolvedores? Prós e contras da geração de reports em .NET com o Mono.

PS: As ferramentas da FastReports estarão sendo vendidas a preços especiais durante o FDD.

Nível: Todos os níveis.

Luiz PauloPalestra em portuguêsLuiz Paulo de Oliveira Santos

Luiz Paulo de Oliveira Santos, autor do livro: Firebird - Dicas de Segurança, é professor de Banco de Dados na Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba e das Faculdades Anhanguera em Piracicaba-SP, palestrou na Conferência Internacional de Firebird em Praga - Rep. Tcheca em 2005, no SQL Connect 2007, na Conferência de Firebird em
Moscou (RU) em 2007, e em todas as edições anteriores do FDD - Firebird Developers Day e em algumas edições do Delphi Developers Day. É também diretor da CHAMANDO SISTEMAS.

Tema: Implementando segurança no servidor Firebird

Resumo: Alguns procedimentos podem tornar seu servidor Firebird mais seguro, através de poucas rotinas e cuidados podemos tornar o acesso às informações seguras, confiáveis e livre de curiosos. Utilizando algumas ferramentas Open-Source podemos tornar o acesso ao banco mais seguro:

  • Análise do security2.fdb com MD5
  • Sistemas de arquivos criptografados
  • Rotinas no IPTables para certificar o acesso aos dados
  • Como implementar um IDS/IPS para o Firebird com Snort
  • Como criptografar uma conexão ao Firebird

Nível: Intermediário

 

Luiz PauloPalestra em portuguêsJederson Donizete Zuchi

Diretor de sistemas da Sygnux Software, empresa especializada em softwares personalizados atuando nas áreas industriais e comerciais. Professor da Fatec/TQ atuando nas disciplinas de Banco de Dados II e Analise e Projeto de Sistemas I. Formado em processamento de dados, pela mesma instituição, também foi professor do Senac/SP. Desenvolve sistemas em delphi, Java e atualmente atuando na plataforma .Net. É também colunista da revista ClubeDelphi escrevendo diversos artigos relacionados ao Firebird e também a tecnologia delphi.
Twitter: @jedersonzuchi

Tema: Conhecendo a TraceAPI

Resumo: A palestra apresentará a TraceAPI, disponibilizada a partir da versão 2.5 do Firebird, permitindo acompanhar em tempo real, tudo que está acontecendo no banco de dados. Entre os assuntos abordados, está o funcionamento e a forma de configuração manual do arquivo de configuração da TraceAPI. Também será apresentado um comparativo de performance com o recurso ativado e desativado, e a ferramenta FB TraceManager, da Upscene.

Nível: Iniciante - Intermedário

 

Luiz PauloPalestra em portuguêsCarlos Henrique Palma Rodrigues

Trabalha com desenvolvimento de software há 21 anos,
com Delphi desde 1997, com Firebird desde 2002,
participante ativo na comunidade Delphi, atuando como
consultor Delphi/DataSnap a 6 anos de parceiros como
Caneva, Led, O2 Tecnologia, Siagri, FlySolution, desenvolvendo as mais diversas soluções, entre elas NFe e CTe.

Tema: Implementando "journaling" em Firebird

Resumo: Alguns bancos de dados possuem um recurso conhecido como ''journaling'', permitindo refazer as transações executadas em um banco de dados até determinado momento, podendo ser utilizado como um backup ''a quente'' ou para replicação de dados entre bancos.

A palestra mostrará como construir um "journaling" baseado em XML, armazenando os dados em um banco de dados secundário, usando recursos nativos do Firebird 2.5 (triggers, triggers de transação, GTT e conexão com banco secundário via "execute statement"). Para manipulação dos campos blobs, será utilizada uma UDF para codificação no formato Base64, compilada em Delphi (32bits) ou Lazarus/FreePascal (64 bits).

Nível: Intermedário

 

Luiz PauloPalestra em portuguêsMarcos Paulo Gomes

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Tecnologia e
Sistemas de Informações pela PUC-Campinas, é Supervisor de TI na Stampline Metais Estampados Ltda, onde foi gerente de implantação de ERP Datasul (Totvs). Fundador do site www.delphibr.com.br e membro do www.dugbr.com.br.

Tema: BI - Open source business intelligence com Pentaho e Firebird

Resumo: Muitas empresas gastam milhares ou até mesmo milhões de reais em soluções de BI, mas poucas sabem da existência de uma solução open source chamada Pentaho, que na maioria dos casos, atende perfeitamente as necessidades. Esta palestra mostrará como configurar o Pentaho para acessar o Firebird, e depois como criar um cubo de decisão (olap) acessando informações de uma base de dados Firebird.

Nível: Iniciante

 

WagnerPalestra em portuguêsWagner C. Ramos

Bacharel em Ciencia da Computação (Unicamp-1998), e MBA em TI aplicada à Gestão Estratégica de Negócios (FGV-2007). Sócio-diretor da OBJECT Sistemas, empresa de TI fabricante de produto de replicação de banco de dados OBJECTMMRS e prestadora de serviços de consultoria em integração de sistemas.
Trabalha na área de TI há mais de 25 anos. Nos últimos 15 anos atuou com diversos SGBDs, desenvolveu sistemas para variados ramos de negócio e aplicações. Atuou em diversas aplicações de missão crítica, envolvendo grande volume de dados e grandes desafios de "tunning" para empresas como Lucent, Atento, Telemig, Sony, Embrapa, Acesita, Penha S/A, TVLar, Shibata, Marinha e Exército Brasileiro e também desenvolveu aplicações para pequenos clientes na área de fast-food, automotiva, etc.

Tema: Replicação na prática

Resumo: Mostraremos como transformar seu banco de dados Firebird para poder trabalhar de forma distribuída e multi-master em N servidores. Abordaremos os cuidados necessários (numeradores automáticos, triggers, etc), as vantagens obtidas (melhor desempenho para os usuários, maior disponibilidade, etc), e o aumento da complexidade quando se passa de 1 para N servidores de banco de dados. Durante a palestra, faremos uma demonstração prática da conversão/preparação de uma base de dados "comum" em uma base replicada, replicando dados de uma base local para uma base remota, simulando o cenário de uma empresa com matriz e filial.

Nível: Intermediário

Madness Session Tema: LIVRE

Resumo: A experiência mostra que um dos melhores momentos de toda palestra é quando abre-se espaço para que o público faça perguntas e esclareça suas dúvidas.

Repetindo a experiência do 6º FDD, abriremos um horário exclusivo para que o público faça perguntas sobre qualquer assunto relacionado ao Firebird. Para responde-las, diversos palestrantes estarão reunidos e você poderá direcionar a pergunta à algum deles, ou deixar livre para quem desejar responder.

É a chance de esclarecer aquela dúvida que vem lhe tirando o sono, e também de aprender com os problemas e dúvidas dos outros.

WagnerPalestra em portuguêsKelver Merlotti

Técnico em informática, bacharel em Sistemas de Informação pela Unifev e pós-graduado em Desenvolvimento de Softwares para Web, pela Ufscar, em parceria com a Unifev. É gerente de treinamentos da Embarcadero do Brasil e coordenador editorial da revista Active Delphi.

Twitter: @kmerlotti

Tema: Explorando o RAD Studio XE

Resumo: Conheça as principais ferramentas de desenvolvimento da Embarcadero, que compõe o RAD Studio XE, e saiba o que é possível construir com essa poderosa suíte. Você também poderá conferir a visão institucional da empresa, o programa de Certificações Delphi e também os planos para o futuro de suas principais ferramentas.

Nível: Todos os níveis


Tema: Conhecendo o PSQL

Resumo: PSQL (Procedural SQL) é a linguagem nativa do Firebird para Stored Procedures e Triggers. Nessa palestra, serão apresentados os conceitos, principais comandos da PSQL e suas aplicações em Triggers (de transação e conexão) e Stored Procedures, vendo exemplos práticos em funcionamento.

Nível: Iniciante

As palestras marcadas com o símbolo Palestra com tradução para o portuguêsterão tradução consecutiva para o português. Na tradução consecutiva, o palestrante fala, pára, o tradutor faz a tradução do que foi falado, e o ciclo continua.

Verifique as promoções que somente os participantes do FDD terão direito!

Copyright Carlos H. Cantu - todos os direitos reservados. Melhor visualizado em 1024x768 com o Firefox.

Palestras Inscrição Local e Hospedagem Reports