Palestras

Visando aumentar o número de assuntos abordados e oferecer conteúdo variado, o evento contará com duas palestras diferentes em paralelo (simultâneas), ocorrendo em salas diferentes. Você é livre para decidir na hora qual palestra irá assistir. Os slides de todas as palestras serão disponibilizados depois do evento, para todos os participantes.

Grade de palestras

(Pode haver alteração nos horários)

Grade

Palestrante Tema/Resumos

CantuPalestra em portuguêsCarlos Henrique Cantu

FireBase/WarmBoot Informática - atua no mercado de desenvolvimento de software há 22 anos, é mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org, consultor de banco de dados Firebird, autor do livro Firebird Essencial e Firebird 2 e colunista da revista ActiveDelphi. No total, já palestrou para milhares de pessoas, na Conferência Internacional de Firebird em 2005, 2006, 2007 e 2008, em todas as edições do Firebird Developers Day (FDD) e Delphi Developers Day (DDD), no SQL Connect 2007, além de diversos eventos ligados a informática e programação.

Blog: blog.firebase.com.br
Twitter: @chcantu

Tema: Protegendo seu banco de dados com o Firebird 3

Resumo: Entre as novidades do Firebird 3, estão os recursos de criptografia na transmissão dos dados pela rede, e a criptografia da própria base de dados. Com isso, agora os desenvolvedores podem proteger dados e metadados de forma muito mais segura, inpedindo até mesmo o acesso as informações caso o arquivo tenha sido "surrupiado".

Essa palestra explicará como funciona a criptografia no Firebird 3, como implementá-la nas bases de dados, cuidados que devem ser tomados, como criptografar bases já existentes, limitações, etc.

Nível: Intermediário - Avançado

Alexey KovyazinPalestra com tradução para o portuguêsAlexey Kovyazin (Rússia)

Diretor executivo da IBSurgeon. Alexey é um veterano das tecnologias da informação: sua experiência inclui ter trabalhado na Borland/CodeGear/Embarcadero e na Microsoft, além de ser especialista na recuperação de bases de dados corrompidas. Na IBSurgeon, trabalha na melhoria constante dos produtos e serviços, pois acredita que a qualidade é a chave do sucesso.

Tema: Entendendo as transações e como elas afetam a performance

Resumo: Transações são de extrema importância em qualquer SGBD relacional, mas no Firebird como em qualquer outro SGBD que utilize o modelo de Versioning/MVCC, as transações tem um impacto ainda maior.

Nessa palestra, iremos considerar os mecanismos internos das transações no Firebird, revendo como elas funcionam e consomem recursos. Após a apresentação da teoria envolvida, consideraremos diversos estados dos marcadores de transação e o que eles significam do ponto de vista da performance, e como corrigi-los quando necessário.

Nível: Intermediário


Tema: Convivendo com grandes bases de dados, de 100GB à 1.7TB

Resumo: Guia prático de como resolver os principais problemas envolvendo grandes bases de dados: analisar problemas de performance, previnir corrupção de dados, esquemas de manutenção e recuperação. Consideraremos os métodos e ferramentas disponíveis para se trabalhar com grandes bases de dados, sugerindo as melhores configurações para hardware software.

A palestra fará uso das ferramentas comerciais da IBSurgeon.

Nível: Intermediário

BensonPalestra em portuguêsAlexandre Benson Smith

Trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1989, sendo que desde 1993 na THOR Software e Comercial Ltda, desenvolvendo software específico (taylor-made) e sistemas integrados de gestão empresarial. Ao longo destes anos, esteve envolvido em diversos projetos tais como software multimídia (quiosques, auto-treinamento, catálogos eletrônicos, etc), projetos para diversas prefeituras e diversos sistemas voltados para engenharia. Trabalha com Interbase/Firebird desde 1999 e participa de diversas listas de discussão e suporte de Firebird.

Tema: Usando expressões regulares no Firebird

Resumo: Expressões Regulares (Regular Expressions ou RegEx) são consideradas como "wildcards on steroids" e oferecem formas muito poderosas de validação ou busca de dados. Nesta apresentação falaremos de seu uso no Firebird (pesquisa, check constraints) bem como exemplos de construção de expressões regulares (validação de emails, telefones, padrões para codificação, buscas mais elaboradas por padrões, etc).

Nível: Todos


Tema: Transformando dados em informações

Resumo: No cenário atual de extrema competitividade para os negócios, as decisões precisam ser tomadas de forma rápida e com segurança. Utilizar a massa de dados disponível nos sistemas de gestão para embasar estas decisões é imprescindível! O que nós desenvolvedores podemos fazer para facilitar a busca pela informação?

  • Analisar os dados de um ângulo diferente dos relatórios disponíveis.
  • Facilitar o acesso a dados através de abstrações (views).
  • Filtragem de dados de acordo com perfil de usuário.
  • Disponibilizar agregações complexas para "select puro" (stored procedures).
  • Desnormalização de dados.
  • Base só para OLAP ou usar a base OLTP?
  • ETL

Nível: Todos


Marcelo DaibertPalestra em portuguêsMarcelo Daibert

É Mestre e Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery (FMG). Coordenador do Curso de Ciência da Computação da Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Professor da FAGOC na Graduação e Pós-Graduação (Especialização). Gerente Técnico da Optical Soluções em Informática LTDA. É também articulista das revistas do grupo DevMedia (JavaMagazine, ClubeDelphi, .NET Magazine, SQL Magazine e WebMobile). Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores.

Tema: Configuração de Servidores Linux para o Firebird

Resumo: Conhecer as configurações do sistema operacional linux é de grande importância para extrair os melhores resultados em ambientes para servidores, especialmente para servidores de banco de dados com o Firebird. Esta palestra tem como objetivo apresentar de forma prática e passo a passo uma estratégia de se configurar um ambiente linux para o Firebird, buscando extrair a melhor performance do SGBD. Será avaliada a instalação e configuração da distribuição linux CENTOS (RedHat based), a instalação do firebird (as melhores estratégias e técnicas para garantir a atualização das versões), técnicas de particionamento de disco, espelhamento, LVM, uso de storages, e por fim a configuração do Firebird para servidores linux.

Nível: Todos


Tema: VPS - Virtual Private Server com Firebird

Resumo: A utilização de ambientes virtuais para otimizar os recursos das máquinas servidoras é um hoje um padrão. Compreender as diferentes configurações existentes e as principais características dos principais virtualizadores é de suma importância para extrair a melhor performance. Esta palestra tem como objetivo apresentar conceitos de virtualização e apresentar um estudo de caso de virtualização para servidores de banco de dados com Firebird, bem como compreender como dimensionar recursos para servidores virtuais.

Nível: Em breve

 

Daniel Simões de Almeia

Técnico em Processamento de Dados e Pós-graduado em Análise de Sistemas, Daniel é sócio fundador da DJSystem, empresa referência na área de automação comercial, sendo também fundador do Projeto ACBr.

Infelizmente o palestrante Regys não poderá estar presente no dia do evento. Suas palestras serão mantidas, e serão ministradas pelo Daniel, que também tem toda a qualificação necessária para abordar os temas sem perda.

RegysPalestra em portuguêsRegys Borges da Silveira

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós-Graduação em Segurança da Informação e MBA em Gestão Financeira e Empresarial, Certificado Delphi Developer.

É um dos administradores e mantenedores do Projeto ACBr - Automação Comercial Brasil e também Sócio do Serviço ACBrSAC. Trabalha com desenvolvimento para Automação Comercial a cerca de 20 anos desenvolvendo softwares para o mercado de varejo nacional e internacional, Paf-ECF, NF-e, NFC-e, SPED entre outros.

Contato: http://www.regys.com.br

 

Tema: Conhecendo o Projeto ACBr

Resumo: O ACBr é uma suíte de componentes e utilitários desenvolvidos de forma Open Source, em Pascal, totalmente compatível com Delphi e Lazarus, que abrange diversas áreas de automação comercial, desde Nota Fiscal Eletrônica, impressoras fiscais/ECF, balanças, impressão de etiquetas, leitores de códigos de barras, geração de boletos, geração de SIntegra, etc. Vários componentes também podem ser usados em outras linguagens (.NET, Java, etc) através do projeto ACBrFramework.

A palestra será uma apresentação da suíte de componentes ACBr, sua abrangência, e o que ela pode facilitar no dia-a-dia do desenvolvedor de software para automação comercial.

Nível: Todos


Tema: NFC-e - Realidade ou necessidade?

Resumo: Depois do sucesso obtido com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o governo agora implementa a NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final) que, com o tempo, irá substituir o uso do Cupom Fiscal e as Notas Fiscais modelo 2. A integração com o mundo online é ainda mais nítida, tornando opcional até mesmo a impressão de qualquer tipo de comprovante em papel.

A palestra é uma introdução ao projeto NFC-e, o que muda para o varejo e principalmente para os desenvolvedores de software, o que podemos aproveitar dessa nova realidade e como facilitar o desenvolvimento utilizando os componentes ACBr.

Nível: Todos

YemanovPalestra com tradução para o portuguêsDmitry Yemanov

Chefe da equipe de desenvolvimento do Firebird. (palestra sem presença física)

Tema: Firebird - Onde estamos, para onde vamos?

Resumo: Infelizmente, Dmitry Yemanov não poderá estar fisicamente presente no evento, mas teremos uma apresentação virtual, onde será discutido o estado atual do Projeto Firebird, o porquê da demora para o lançamento do Firebird 3, as últimas melhorias implementadas, Roadmap atualizado e o que podemos esperar após o lançamento da versão 3. No final, abriremos um link online com o Dmitry, para uma sessão de perguntas e respostas.

Nível: Todos os níveis

PimentaPalestra em portuguêsFernando Pimenta

Consultor e especialista técnico em Linux, Datacenter e Nuvem. Realiza trabalhos de consultoria no Brasil em ambientes heterogêneos, buscando as melhores soluções para os clientes. Desenvolveu uma distribuição Linux que tornou-se case de sucesso na RedHat, voltada para o varejo no Brasil.

LinkedIn

Tema: Apresentando o FireServer

Resumo: FireServer é uma distribuição Linux baseada no CentOS, voltada para as software houses que utilizam o Firebird e que desejam padronizar as instalações nos servidores de seus clientes, facilitando a manutenção e o suporte não apenas do Firebird como do próprio servidor. Com o FireServer, a interface de administração, o local de instalação do Firebird, o local das bases de dados, etc. seguem um padrão simplificando o suporte à aplicação. A interface de administração é disponibilizada via browser, portanto, pode ser acessada remotamente, e fornece todas as informações necessárias para determinar o status do servidor, processos em execução, memória e espaço utilizados, entre outros. O FireServer cria um ecossistema de fornecedores, consultoria, serviços e suporte que cria oportunidades para várias empresas.

O FireServer será lançado durante o FDD. Você pode obter mais informações sobre o projeto no site oficial.

Nível: Todos

Mais palestras em breve... Mais palestras em breve...

As palestras marcadas com o símbolo Palestra com tradução para o portuguêsterão tradução consecutiva para o português. Na tradução consecutiva, o palestrante fala, pára, o tradutor faz a tradução do que foi falado, e o ciclo continua.

Verifique as promoções que somente os participantes do FDD terão direito!

Copyright Carlos H. Cantu - todos os direitos reservados. Melhor visualizado em +1024x768..

Palestras Inscrição Local e Hospedagem Reports