Palestras

Visando aumentar o número de assuntos abordados e oferecer conteúdo variado, o evento contará com duas palestras diferentes em paralelo (simultâneas), ocorrendo em salas diferentes. Você é livre para decidir na hora qual palestra irá assistir. Os slides de todas as palestras serão disponibilizados depois do evento, para todos os participantes.

O credenciamento no evento para retirada do crachá e material começa as 07h15.
Grade completa com horários das palestras:


Palestrante Tema/Resumos

YemanovPalestra com tradução para o portuguêsDmitry Yemanov

Chefe da equipe de desenvolvimento do Firebird.

Blog: dyemanov.blogspot.com.br

Tema: Alta disponibilidade com o Firebird

Resumo: A palestra é dedicada a vários aspectos de alta disponibilidade e tolerância a falhas. Diferentes abordagens serão mencionadas: push/pull, física/lógica, síncrona/assíncrona. Começaremos com os recursos que já existem no Firebird, e seguiremos ao que pode ser extendido, e no final discutiremos soluções completamente novas que estão sendo consideradas para o FB. Será feita uma demonstração de replicação integrada.

Nível: Todos


Tema: Firebird e I/O de disco

Resumo: O acesso a disco é a operação mais custosa em um banco de dados. O Firebird usa a I/O do disco para diferentes tarefas que podem requerer configurações diferenciadas. A questão primordial é como balancear entre performance e confiabilidade. Essa palestra descreve a I/O do disco de 3 diferentes ângulos: Firebird, sistema operacional e hardware de armazenamento, e explica como eles interagem entre si e quais opções de tuning afeta a performance e a disponibilidade. Falaremos sobre forced writes, cache de sistema operacional, journalling, barriers, etc.

Nível: Intermediário - Avançado

CantuPalestra em portuguêsCarlos Henrique Cantu

FireBase/WarmBoot Informática - atua no mercado de desenvolvimento de software há 26 anos. É mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org, consultor de banco de dados Firebird, autor do livro Firebird Essencial e Firebird 2 e colunista da revista ActiveDelphi. No total, já palestrou para milhares de pessoas, na Conferência Internacional de Firebird em 2005, 2006, 2007 e 2008, em todas as edições do Firebird Developers Day (FDD) e Delphi Developers Day (DDD), no SQL Connect 2007, além de diversos eventos ligados a informática e programação.

Blog: blog.firebase.com.br
Twitter: @chcantu

Tema: Otimizando o FB 3 para acesso via Internet

Resumo: Sabemos que o protocolo de comunicação do Firebird sempre se mostrou "lento" em conexões de alta latência (ex: Internet). No Firebird 2.1, o protocolo sofreu alterações que melhoraram em até 30% a performance nesse tipo de ambiente. Após um grande esforço que envolveu até mesmo o patrocínio das melhorias através de doações, o Firebird 3 agora traz novas otimizações no protocolo, deixando o mesmo mais rápido/eficiente em redes de baixa latência, além de oferecer também a possibilidade de compactação dos dados trafegados.

Essa palestra mostrará as razões pelas quais o protocolo tem menor performance em conexões com alta latência, o que já foi feito para melhorar a situação, o que ainda pode ser melhorado, quais situações onde é esperado um ganho de velocidade na comunicação com o Firebird 3, além das configurações necessárias para tirar proveito dessas novidades.

Nível: Todos

Alexey KovyazinPalestra com tradução para o portuguêsAlexey Kovyazin (Rússia)

Diretor executivo da IBSurgeon. Alexey é um veterano das tecnologias da informação: sua experiência inclui ter trabalhado na Borland/CodeGear/Embarcadero e na Microsoft, além de ser especialista na recuperação de bases de dados corrompidas. Na IBSurgeon, trabalha na melhoria constante dos produtos e serviços, pois acredita que a qualidade é a chave do sucesso.

Tema: HQbird - Distribuição profissional do Firebird

Resumo: A palestra será dedicada a nova distribuição profissional (comercial) do Firebird, criada pela IBSurgeon, com as seguintes características: replicação para alta disponibilidade, automação de backups, monitoramento da saúde das bases de dados, monitoramento das transações e queries (TraceAPI, MON$, FBScanner), análise da estrutura do banco de dados, ferramentas de recuperação, ferramenta visual de administração de BD, utilitários para teste da performance do FB.

Nível: Todos.

Obs: a palestra trata de um produto comercial. Quem não gosta desse tipo de palestra, terá outra palestra em paralelo para assistir.


Tema: Maximizando a performance em INSERTS

Resumo: Essa palestra é uma viagem pelo mecanismo de inserção do Firebird. Veremos como o Firebird insere registros, o que afeta a performance dos inserts, analisaremos diversos testes realizados com diferentes configurações para medir o impacto sobre os inserts e, finalmente, teremos a receita para obter a melhor performance em INSERTS.

Nível: Todos

BensonPalestra em portuguêsAlexandre Benson Smith

Trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1989, sendo que desde 1993 na THOR Software e Comercial Ltda, desenvolvendo software específico (taylor-made) e sistemas integrados de gestão empresarial. Ao longo destes anos, esteve envolvido em diversos projetos tais como software multimídia (quiosques, auto-treinamento, catálogos eletrônicos, etc), projetos para diversas prefeituras e diversos sistemas voltados para engenharia. Trabalha com Interbase/Firebird desde 1999 e participa de diversas listas de discussão e suporte de Firebird.

Tema: Tunando o Firebird.conf para performance e a confiabilidade

Resumo: Um dos grandes méritos do Firebird é ser um SGBD simples e ao mesmo tempo robusto, com uma instalação do tipo "next-next-finish". Isso acaba fazendo com que a maioria dos desenvolvedores instalem o Firebird em seus clientes usando a configuração padrão. O fato é que existem muitos parâmetros no firebird.conf que podem ser configurados de forma a extrair uma maior performance do servidor, seja em relação ao gerenciamento de cache de disco, TCP/IP, pre-alocação de espaço, etc.

Essa palestra irá abordar esses parâmetros, explicando suas funções, comentando em que situações eles devem ser ajustados, sugerindo valores, etc. de forma a aumentar a performance e a confiabilidade da base de dados.

Nível: Intermediário


Tema: Entendendo o nBackup

Resumo: O nBackup foi introduzido na versão 2.0 do Firebird, como uma nova ferramenta que permitia a execução de backups incrementais. Infelizmente, devido há alguns bugs que existiam, a reputação do nBackup ficou manchada, e até hoje muitas pessoas ainda tem medo de utilizá-lo.

Essa palestra abordará as diferenças entre os backups feitos com o
gbak vs. nBackup, dará exemplos de esquemas de backups incrementais, discutirá a confiabilidade do nBackup e apresentará outros usos para a ferramenta. A idéia é que depois da palestra, você saiba quando e como usar o nBackup, ou mesmo quando não utiliza-lo.

Nível: Todos

Marcelo DaibertPalestra em portuguêsMarcelo Daibert

É doutorando em "Ciencias de La Educación" pela UNLP - Universid Nacional de La Plata. É Mestre e Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery (FMG). Superintendente Acadêmico e de Tecnologia na Faculdade Governador Ozanal Coelho - FAGOC e Professor da FAGOC na Graduação e Pós-Graduação (Especialização). Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e na Área de Gestão Educacional.

Tema: Desenvolvimento Multicamadas com Delphi e Java: Análise Comparativa e Prática

Resumo: O objetivo desta apresentação é contextualizar de forma prática o desenvolvimento em camadas avaliando comparativamente as estratégias utilizando a linguagem Delphi e a Linguagem Java. Algumas estratégias e padrões serão apresentados de forma a capacitar o espectador a escolher qual a mais adequada com base no seu problema.

Nível: Todos


Tema: Monitoramento ativo do Firebird usando o Nagios

Resumo: O Nagios é a ferramenta opensource mais utilizada no mundo para monitoramento de redes e ativos de rede de acordo com o serviço de monitoramento de infraestrutura da IT Central Station. É considerado ainda o melhor aplicativo de monitoramento pela Linux Journal e Linux Questions desde 2009, além de diversos outros prêmios na categoria (www.nagios.com/awards). Com esta ferramenta gratuita é possível monitorar toda a infraestrutura de rede, desde a topologia da rede, considerando nós e ativos da rede, até os serviços dos servidores. O objetivo desta palestra é apresentar como o Nagios pode atuar monitorando o Firebird, tanto a nível de serviço de rede, quando de funcionamento de queries.

Nível: Todos

 

NilsonPalestra em portuguêsNilson Brasil da Costa

Fundador e Desenvolvedor Delphi na Empresa Infobrasil Sistemas. Trabalha como desenvolvedor desde 1994, utilizando arquitetura multicamadas, com banco de dados Firebird. Desenvolveu eimplantou diversos sistemas nos segmentos de móveis, magazine, supermercados, farmácias, indústrias. Participou de vários eventos: delphi tour,FDD, Infosol, além de outros ligados a informática e programação.

Tema: Integração entre Sistemas: Mobile, Datasnap REST/JSON, Desktop com Delphi e Firebird

Resumo: Veremos como o Firebird é extremamente rápido em aplicações mobile quando utilizamos servidores datasnap rest consumindo recursos via HTTP, com a simplicidade da notação JSON. Veremos em detalhes o uso de métodos com datasnap e consumiremos estes métodos com um aplicativo client mobile desenvolvido em Delphi usando FireMonkey e compilando para Android. No Projeto do aplicativo, veremos as operações CRUD para as tabelas de vendas e itens das vendas, inclusive com o uso de triggers. Consumiremos também o uso de listas de vendas com o Listbox do FireMonkey.

Esta palestra ensinará a usar e a entender as regras das diversas tecnologias envolvidas no desenvolvimento de um aplicativo Client Mobile para consumir as rotinas do DataSnap.

Nível: Intermediário

Madness session

Todos os palestrantes reunidos respondendo dúvidas dos participantes!

As palestras marcadas com o símbolo Palestra com tradução para o portuguêsterão tradução consecutiva para o português. Na tradução consecutiva, o palestrante fala, pára, o tradutor faz a tradução do que foi falado, e o ciclo continua.

Verifique as promoções que somente os participantes do FDD terão direito!

Copyright Carlos H. Cantu - todos os direitos reservados. Melhor visualizado em +1024x768..

Palestras Inscrição Local e Hospedagem Reports