Palestras

Visando aumentar o número de assuntos abordados e oferecer conteúdo variado, o evento contará com duas palestras diferentes em paralelo (simultâneas), ocorrendo em salas diferentes. Você é livre para decidir na hora qual palestra irá assistir. Os slides de todas as palestras serão disponibilizados depois do evento, para todos os participantes.


Grade completa de palestras


Palestrante Tema/Resumos

CantuPalestra em portuguêsCarlos Henrique Cantu

FireBase/WarmBoot Informática - atua no mercado de desenvolvimento de software há mais de 28 anos. É mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org, consultor de banco de dados Firebird, autor dos livros Firebird Essencial, Firebird 2 e Guia de Migração para o Firebird 3. No total, já palestrou para milhares de pessoas, nas Conferências Internacionais de Firebird em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2014, em todas as edições do Firebird Developers Day (FDD) e Delphi Developers Day (DDD), no SQL Connect 2007, além de diversos eventos ligados a informática e programação.

Blog: blog.firebase.com.br
Twitter: @chcantu

Tema: Criando um plug-in de criptografia para proteger sua base de dados

Resumo: O Firebird 3 possibilita criptografar a base de dados, aumentando a segurança e ajudando a impedir que as informações sejam acessadas caso a base de dados caia nas mãos erradas. No entanto, ele não traz nenhum plug-in de criptografia padrão.

A palestra abordará o conceito envolvido na interface de plugin de criptografia (dbcrypt), abordará as preocupações que devemos ter ao criar esse tipo de plug-in e dará um exemplo de plug-in de criptgrafia criado em Delphi.

Nível: Intermediário

Alexey KovyazinPalestra com tradução para o portuguêsAlexey Kovyazin (Rússia)

Diretor executivo da IBSurgeon. Alexey é um veterano das tecnologias da informação: sua experiência inclui ter trabalhado na Borland/CodeGear/Embarcadero e na Microsoft, além de ser especialista na recuperação de bases de dados corrompidas. Na IBSurgeon, trabalha na melhoria constante dos produtos e serviços, pois acredita que a qualidade é a chave do sucesso.

Tema: Comparando a performance de grandes bases de dados com o Firebird 2.5, 3.0 e 4.0

Resumo: A palestra é baseada no resultados dos testes de performance realizados pela IBSurgeon utilizando bases de dados com mais de 100 GB e 300 conexões simultâneas no Firebird 2.5, 3.0, HQbird e no Firebird 4.0 Alfa.

Os testes foram realizados usando o "Firebird Performance Test" (um subprojeto do Firebird SQL), que simula 40 operações de negócio complexas (emissão de pedidos, processamento, cancelamento parcial, reagendamento, etc) em um ambiente multi-usuário. Você aprenderá sobre qual versão do Firebird é a mais rápida para aplicações com grande carga e quais configurações do Firebird são as ideais para essas tarefas.

Nível: Todos


Tema: Cluster a prova de falhas com o Firebird

Resumo: A palestra discutirá como montar uma configuração de cluster a prova de falhas para rodar o Firebird, assegurando um uptime próximo de 100%. Serão considerados os desafios envolvidos para atingir ese objetivo, a descoberta de ferramentas e métodos para criar esse tipo de cluster, garantindo que o banco de dados esteja sempre no ar em ambientes críticos de negócio.

Nível: Todos

BensonPalestra em portuguêsAlexandre Benson Smith

Trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1989, sendo que desde 1993 na THOR Software e Comercial Ltda, desenvolvendo software específico (taylor-made) e sistemas integrados de gestão empresarial. Ao longo destes anos, esteve envolvido em diversos projetos tais como software multimídia (quiosques, auto-treinamento, catálogos eletrônicos, etc), projetos para diversas prefeituras e diversos sistemas voltados para engenharia. Trabalha com Interbase/Firebird desde 1999 e participa de diversas listas de discussão e suporte de Firebird.

Tema: Explorando as Window Functions do FB 3

Resumo: O recurso de Window functions foi introduzido no Firebird 3, permitindo escrever queries mais simples para analisar totalizadores (agregate functions) trabalhando sobre conjuntos de dados.

Na palestra, será mostrado como as Window Functions permitem simplificar consultas/tarefas complexas, comparando queries que retornam o mesmo resultado, sendo implementadas com e sem o uso das Window functions, analisando o resultado em termos de legibilidade de código e performance de execução.

Discutiremos as seguintes funcionalidades implementadas no FB 3.0: OVER(), PARTITION BY, ODER BY, RANK(), DENSE_RANK(), ROW_NUMBER(), LAG() e LEAD().

Essa palestra foi apresentada na 9a edição do FDD, e será revisitada agora.

Nível: Intermediário -Avançado


Tema: Cuidados e dicas para a instalação do Firebird 3

Resumo: O Firebird 3 foi lançado em Abril de 2016, após anos de desenvolvimento. O código sofreu grandes refatorações, que implicaram na mudança de alguns conceitos e em um maior cuidado durante a instalação e configuração.

Essa palestra mostrará como devemos proceder com a instalação do Firebird 3 em diferentes cenários, e os cuidados que devem ser tomados para garantir que as aplicações existentes possam acessar a nova versão.

Nível: Todos

Marcelo DaibertPalestra em portuguêsMarcelo Daibert

É doutorando em "Ciencias de La Educación" pela UNLP - Universid Nacional de La Plata. É Mestre e Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery (FMG). Superintendente Acadêmico e de TI na Faculdade Governador Ozanal Coelho - FAGOC e Professor da FAGOC na Graduação e Pós-Graduação.

Tema: Melhoria de Qualidade no Código Fonte através de testes automatizados

Resumo: Existem várias estratégias de teste de software, sendo que em empresas de pequeno e médio porte, costuma-se fazer testes manuais, onde os testes são realizados por algum membro da equipe, manualmente.

No entanto, as melhores técnicas de teste são baseadas em processos automatizados, onde é possível executar uma maior quantidade de testes, buscando assim validar todos os possíveis requisitos de um software. Entre as estratégias existentes, temos: Testes Unitários (abordado neste palestra), Testes Funcionais (abordado nesta palestra), testes de regressão, teste de desempenho, testes em banco de dados, testes em WebService, entre outros.

O teste unitário (de unidade), também chamado de teste caixa branca - por ser baseado na estrutura lógica do código - é responsável por testar a unidade de codificação da aplicação. Dada uma entrada, o teste unitário deve aferir o resultado, levando em consideração todos os possíveis caminhos do algoritmo e o seu processamento. Para definir o número mínimo de casos de teste para cobrir as possibilidades de caminhos de processamento de um trecho de código, é utilizada a métrica de software chamada complexidade ciclomática, que define o número de caminhos independentes que um algoritmo deve percorrer para efetuar todos os processamentos.

A palestra irá abordar de maneira prática a utilização de testes de unidade em aplicações e dentro de um banco de dados Firebird.

Nível: Intermediário


Tema: Segurança na comunicação entre os clientes e o Firebird

Resumo: O protocolo de transmissão de dados é o que permite que os dados trafeguem entre um ponto origem até um ponto destino, usando uma infraestrutura qualquer de rede. Este protocolo descreve como o emissor envia os pacotes de rede e como o receptor recebe e interpreta os dados que foram trafegados na rede. Antes do Firebird 3, o protocolo de comunicação do Firebird não possuia criptografia nativa dos dados trafegados, tornando as comunicações entre clientes e servidores inseguras e vulneráveis.

O objetivo desta palestra é apresentar de forma prática, como funciona o protocolo de comunicação do Firebird e discutir a segurança das conexões, apresentando como a criptografia do protocolo de comunicação do Firebird 3 funciona. Também será mostrado como furtar dados de uma conexão firebird que não esteja criptografada.

Nível: Todos

ZuchiPalestra em portuguêsJederson Zuchi

Jederson Zuchi é professor titular da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC/TQ), lecionando disciplinas como banco de dados e internet, desenvolvimento para servidores I, Laboratório de Engenharia de Software. É Coordenador do Núcleo Avançado de JavaScript (NAJaS) que tem por objetivo o desenvolvimento de sistemas utilizando JavaScript em ambas as pontas (BackEnd e FrontEnd). Desenvolvedor Java, Delphi, NodeJS, tem atuado no mercado de trabalho também por meio da Sygnux Software, onde é sócio fundador. Atualmente participa do CAEd na USP/ICMC São Carlos, onde tem desenvolvido aplicações como o PAI - Plataforma de Avaliação Informatizada. Entusiasta do Firebird desde a versão inicial, e usuário do Firebird nos mais diversos sistemas desenvolvidos pela Sygnux.

Tema: NodeJS e Firebird. Criando uma Aplicação RESTFUL

Resumo: A palestra terá por objetivo apresentar o NodeJS e demonstrar que é possível conectar o NodeJS em bases Firebird. Desta forma, podemos utilizar o NodeJS para publicarmos serviços de nossos sistemas legados ou de novos sistemas, de uma maneira fácil e bem robusta.

O NodeJS tem sido amplamente utilizado no mundo todo por ser fácil e utilizar uma linguagem que todo desenvolvedor web conhece: JavaScript. O NodeJS é uma plataforma orientada a eventos, leve, eficiente e single thread, o que facilita e muito a escalabilidade. O Firebird dispensa comentários, uma vez que é um banco robusto, confiável e amplamente utilizado pela comunidade.

A palestra terá por objetivo a construção de um serviço REST, e terá como base de dados o Firebird.

Nível: Todos

Luiz PauloPalestra em portuguêsLuiz Paulo de Oliveira Santos

Luiz Paulo de Oliveira Santos, tecnólogo em processamento de dados, especialista em análise de sistemas. Professor na Faculdade Anhanguera de Piracicaba e desenvolvedor freelance em Delphi, C/C++/C# e Java com Firebird SQL. Autor do livro Firebird - Dicas de Segurança e do OpenBook: Aprendendo Arduino.

Tema: Coleta e armazenamento de dados em Firebird 3 com Raspberry PI

Resumo: A coleta de dados geralmente é feita em arquivos texto, isso exige importações e pré-processamento dos dados coletados, processamentos em batch, e atrasos. Porém com a ascensão das novas tecnologias embutidas de controle fica mais fácil e automatizado.

Com o Raspberry pode-se coletar dados, armazenar em Firebird SQL e com acesso às redes pode-se também replicar em outros servidores, além de ser um dispositivo que pode-se embutir em carros, caminhões, barcos e outros meios de transporte.

Aplicações: Armazenamento de dados coletados de sensores, equipamentos de controle de acesso, equipamentos de monitoramento, e também armazenamento e atualização de equipamentos que possuam bases de dados.

Nível: Todos

KelverPalestra em portuguêsKelver Merlotti

Trabalha com Delphi há 15+ anos, é Embarcadero MVP e coordenador editorial da Active Delphi. Foi Gerente de Treinamentos e Serviços da Embarcadero do Brasil e atualmente mantém sua própria empresa de serviços. .

Tema: Explorando o FireDAC

Resumo: Desde o Delphi XE4 (abril/2013) o FireDAC é parte integrante do Delphi/C++ Builder, trazendo uma série de recursos muito úteis no dia a dia do programador. Funcionalidades que antes, quando possíveis, tinham que ser implementadas "no braço", hoje podem ser feitas com algumas linhas ou configurações. Recuperação de conexão, queries assíncronas, cancelamento de queries, Array DML, multi-banco de verdade e de fácil configuração com tratamento centralizado de exceções e mapeamento de tipos de dados são só algumas das coisas que serão apresentadas nesta palestra. Te espero lá!

Nível: Todos

Madness session

Todos os palestrantes reunidos respondendo dúvidas dos participantes!

As palestras marcadas com o símbolo Palestra com tradução para o portuguêsterão tradução consecutiva para o português. Na tradução consecutiva, o palestrante fala, pára, o tradutor faz a tradução do que foi falado, e o ciclo continua.

Verifique as promoções que somente os participantes do FDD terão direito!

Copyright Carlos H. Cantu - todos os direitos reservados. Melhor visualizado em +1024x768..

Palestras Inscrição Local e Hospedagem Reports