Data

21/10/2023

Local

Rua do Vergueiro, 78 - Piracicaba-SP

Capacidade

350

Palestrantes

8

SOBRE o EVENTO

O Firebird Developers Day (FDD) é o maior evento sobre banco de dados Firebird no mundo e está completando 20 anos! É a melhor oportunidade dos desenvolvedores brasileiros se aprofundarem nos mais variados assuntos relacionados ao SGBDR, trocar experiências e ter contato direto com especialistas no assunto e ter descontos exclusivos em diversos produtos.

Para comemorar esses 20 anos, os primeiros inscritos ganharão uma edição comemorativa impressa do novo Guia de Migração para o Firebird 5, exclusividade do 20º FDD.

O FDD é um evento anual, organizado por Carlos H. Cantu. A 20º edição acontecerá no dia 21 de outubro de 2023, no Espaço Beira Rio, em Piracicaba-SP, das 9h às 19h.

Inscreva-se Edições anteriores

Grade de palestras / Veja o que vai rolar nessa edição!

Grade completa de palestras / Saiba tudo que vai rolar no dia do evento...

Firebird 5

Descubra a revolução da performance com o Firebird 5.0! Nesta palestra imperdível, saiba todas as novidades que trazem ganhos excepcionais para suas aplicações, sem a necessidade de alterar suas queries atuais. Backup/restore mais rápidos e profiler nativo são apenas algumas das incríveis inovações que tornam o Firebird ainda mais robusto, especialmente para o uso em grandes empresas. Não perca essa oportunidade única e esteja à frente do futuro com o Firebird 5.0!

Atualmente o Firebird 5 está na versão beta 1, sendo que o Release Candidate será lançado em agosto e a versão final está prevista para dezembro/2023.

Migrando para o Firebird 5

Dependendo da versão do Firebird utilizada, o processo de migração para o Firebird 5 pode envolver muitos cuidados e ter inúmeras "pegadinhas"!

Descubra os segredos para uma transição tranquila, mesmo se estiver vindo de versões mais antigas do Firebird. Imperdível para todos que desejam aproveitar as novidades que o Firebird 5 oferece!

Atenção! Os primeiros inscritos para o 20º FDD receberão grátis uma edição impressa comemorativa do novo Guia de Migração para o Firebird 5 (saiba mais).

Kelver

FireDAC avançado

No mundo Delphi, o FireDAC trouxe um ganho substancial na qualidade e versatilidade como tecnologia de acesso à dados, incluindo o suporte ao Firebird 4 e seus novos tipos de dados.

Nem todos conhecem ou sabem explorar os recursos do FireDAC em todo seu potencial. Essa palestra visa apresentar esses recursos e inclui dicas que podem agilizar seu dia-a-dia, permitindo entregas com qualidade em tempo recorde.

Replicação nativa no Firebird

Disponível desde o lançamento do Firebird 4, a replicação nativa é um recurso essencial para ambientes críticos onde ficar offline por horas ou mesmo minutos é inaceitável. Com ela, é possível implementar hotbackups e/ou dividir a carga de relatórios, etc. sem a necessidade de implementar triggers ou alterar suas aplicações.

Assuntos abordados nessa palestra:
- Conceitos básicos
- Limitações da implementação
- Como configurar
- Meios de transferir os segmentos do Master para o Réplica
- Pontos de atenção e replication.log
- Cenários de uso
- Como converter base réplica em master
- Como automatizar a troca do Master pelo Réplica em caso de crash

Obs: A palestra será pré-gravada (em inglês) e legendada em português. Dmitry entrará ao vivo (remoto) no final da palestra para tirar dúvidas.

Conecte-se, uma experiência exclusiva do FDD!

Junte-se aos palestrantes em uma sessão interativa, onde você terá a oportunidade única de esclarecer dúvidas, encontrar soluções, trocar ideias com especialistas e motivar outros apaixonados pelo Firebird com suas histórias de sucesso.

Proporcionaremos um ambiente descontraído e autêntico para a troca de conhecimentos, onde os participantes poderão aproveitar o momento para ampliar sua rede de contatos, aprender e se inspirar com experiências reais. É sua chance de fazer parte de uma comunidade engajada e compartilhar sua paixão pelo mundo dos bancos de dados e especialmente pelo Firebird

Luiz Paulo

Criptografia de Dados no Firebird

Descubra como a criptografia da base de dados pode proteger seus dados e atender às exigências da legislação brasileira (LGPD). Nesta palestra, exploraremos em detalhes o recurso de criptografia disponível desde o Firebird 3, abordando o que pode ser criptografado e como implementar esse processo. Aprenda a lidar com as chaves criptograficas, compreenda o funcionamento dos plugins de criptografia e descubra como criar e implementar seu próprio plugin.

Não perca esta oportunidade de fortalecer a segurança dos seus dados e garantir a conformidade com as normas governamentais.

AWS ou Azure - qual vai melhor com Firebird?

Entre as inúmeras opções de "nuvem" disponíveis no mercado, é fato que a AWS da Amazon e a Azure da Microsoft estão entre as mais conhecidas, confiáveis e utilizadas.A escolha de qual serviço contratar costuma causar discussões acaloradas entre os membros da comunidade.

Buscando contribuir com esse tema, a palestra apresentará insumos objetivos para fazer a comparação destas duas plataformas para apoiar a tomada de decisão.

Analisando o firebird.conf para efeito de performance

O firebird.conf permite fazer o ajuste fino do SGBD, mas muitas vezes é completamente ignorado pelo usuário, talvez por falta de conhecimento do propósito dos inúmeros parâmetros disponíveis ou de como ajustá-los.

Nessa palestra, veremos os principais parâmetros disponíveis no firebird.conf que podem afetar diretamente a performance do servidor, explicando o próposito e orientando em como utilizá-los.

Desenvolvendo com o Firebird usando o IBExpert

Explore as excelentes funcionalidades presentes no IBExpert Developer Studio que podem auxiliar desenvolvedores de software, usuários e administradores de bancos de dados a implementar desde tarefas simples até as mais complexas no Firebird. Discutiremos também cenários de replicação via IBExpert, armazenamento externo de blobs e gerenciamento de arquivos. Aprenda mais sobre ferramentas como o IBEScript.exe, que faz parte da versão completa do IBExpert.

O IBExpert estará sendo vendido com desconto somente para os participantes do 20º FDD.

Inteligência Artificial - Identificando as oportunidades da 5ª Revolução da Humanidade

Amiga ou inimiga? Longe de ser somente um hype ou uma modinha, a Inteligência Artificial chegou para ficar! Várias potências tecnológicas estão investindo bilhões em tecnologias de IA e, gostando ou não, isso já afeta sua vida e seu trabalho. Entenda porque a IA é importante para o seu negócio e saiba como usar a seu favor o que já temos disponível dentro desse universo!

Delphi+Firebird: Além do Client/Server

Conheça as opções que o Delphi nos dá para construir aplicações em multi-camadas de forma RAD, permitindo o consumo do servidor/serviço por clientes heterogêneos (desktop, web e mobile) e possibilitando inclusive a integração com outras tecnologias e/ou sistemas. Palestra obrigatória para quem ainda tem dúvidas sobre os termos: Datasnap, RADServer, FireDAC, API, REST, AWS e outros!

Patrocinadores / valorize quem apoia o evento

Testemunhos / Veja a opinião de quem já foi

Palestrantes já confirmados (outros serão adicionados em breve)

Cantu

Carlos H. Cantu

FireBase/WarmBoot

Autor de 5 livros sobre Firebird, desenvolvedor há mais de 30 anos, organizador do FDD, mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org.

Kelver

Kelver Merlotti

Embarcadero MVP

Kelver Merlotti é marido, pai, filho e empreendedor, apaixonado pela aplicação da tecnologia na evolução das pessoas. Nas horas vagas é Embarcadero MVP e mentor de empresários de software.

Yemanov

Dmitry Yemanov

Projeto Firebird

Chefe da equipe de desenvolvedores do Firebird.

Luiz Paulo

Luiz Paulo O. Santos

Autor do livro Firebird Dicas de Segurança

Desenvolvedor Full-Stack Delphi, Java, Wiring (Arduino), C, PHP e Mobile Android e IOS. Professor do SENAI no curso de Desenvolvimento de Sistemas e da Etec. Suporte e representante da Fast-Report no Brasil e Instrutor certificado Java da Oracle Academy.

Daibert

Marcelo Daibert

FAGOC

É doutorando em "Ciencias de La Educación" pela UNLP - Universid Nacional de La Plata. É Mestre e Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery (FMG). Pró-Reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional no UNIFAGOC e professor do UNIFAGOC na Graduação e Pós-Graduação (especialização). Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores.

Holm Christian Diercks

HOLM CHRISTIAN DIERCKS

IBExpert

Diretor executivo do IBExpert nas Américas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

CEO Holding RM Factory / COO Grupo Acelerador

Especialista em tecnologia e estrategista de negócios com 22 de experiência, já mentoreou mais de 420 empresários do mercado tradicional e digital. Implementou a arquitetura de negócios de grandes players do mercado.

Atualmente é Diretor Executivo de operações do Grupo Acelerador Empresarial e conduz um grupo de dezenas de empresários de tecnologia que até R$ 12 milhões por ano.

Fernando Rizzato

Fernando Rizzato

Embarcadero

Consultor de Software da Embarcadero para a América Latina, graduado em Informática pela FATEC, pós-graduado em Sistemas de Informação pela USC e em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Guia de migração para o Firebird 5 / Quem vai ganhar?

Guia Firebird 5

Diante da avalanche de pedidos que nos tomou de surpresa e após uma empolgante pré-venda que resultou em mais de 150 inscritos, negociamos com a gráfica uma tiragem adicional do Guia e conseguimos estender a promoção que era originalmente exclusiva para os 100 pioneiros inscritos.

Entretanto, a tiragem continua sendo limitada! Inscrevendo-se agora, você garantirá o seu exemplar da edição comemorativa impressa do Guia de Migração. Quando acabar, acabou!

Valores de inscrição / inscreva-se agora e pague menos!

Pré Venda

R$ 300

2º Lote até 13/outubro

R$450

No dia

R$650
Para se inscrever para o FDD é necessário estar cadastrado no site da FireBase.
Após logar no site, será exibido o link para fazer sua inscrição.


 Inscreva-se já!   

FAQ / solucione suas dúvidas...

O credenciamento (entrega de crachás e material do evento) começa às 7:30am. A primeira palestra começa às 9h em ponto.

Não chegue em cima da hora, ou correrá o risco de perder o início da primeira palestra.

Oferecemos descontos para grupos de 3 ou mais pessoas. Para solicitar um cupom de desconto para grupos, entre em contato através do formulário disponível nessa página, informando quantas pessoas tem no seu grupo. Retornaremos via e-mail.

Obs: A inscrição do grupo deve ser feita em conjunto, gerando um único boleto.

O estacionamento pode ser utilizado apenas pelos que estão hospedados no Hotel Beira Rio. Existem estacionamentos particulares na região do evento.

Caso prefira, pode deixar o carro estacionado na rua (por sua conta e risco - nunca soubemos de qualquer incidente).

Em termos de logística, o melhor local para se hospedar é o Hotel Beira Rio, pois fica atrás do local do evento, oferecendo inclusive passagem direta da área interna do hotel para a área do evento.

Verifique a lista de hotéis que oferecem descontos para os participantes do FDD.

 

 

Apenas o coffee-break (a tarde) está incluso no valor da inscrição. O café da manhã pode ser comprado na hora, direto na recepção do Hotel Beira Rio.

Para o almoço, há vários restaurantes na região do evento, com preço acessível, e que podem ser alcançados a pé. Anexo ao local do evento está a melhor churrascaria de Piracicaba (Sal & Grill).

 

 

 

Haverá sempre duas palestras acontecendo ao mesmo tempo. Você é livre para decidir a qualquer momento qual palestra deseja assistir. Quando houver palestras internacionais, haverá tradução consecutiva (o palestrante fala, para, o tradutor traduz e o ciclo continua).

Não se preocupe em imprimir a grade de palestras, pois ela estará impressa no caderno de anotações que todos os participantes receberão durante o credenciamento.

 

 

 

 

Os primeiros inscritos receberão uma edição comemorativa impressa do Guia de Migração para o Firebird 5, exclusiva do FDD.

Assim que atingirmos o limite, atualizaremos essa página avisando que as novas inscrições não terão direito ao guia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma vez paga, a inscrição não pode mais ser cancelada. Você pode, no entanto, transferi-la para outra pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Piracicaba fica em uma localização privilegiada dentro do estado de São Paulo, distante apenas 80km de Campinas e 150km da capital (São Paulo), sendo que as principais rodovias do estado (Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luiz) passam próximas da cidade.

Vindo de Ônibus

Saindo da capital São Paulo, a empresa de ônibus que atende Piracicaba é a Viação Piracicabana.
Para quem vem do Rio de Janeiro, a viação é a Cometa.
Para quem vem das regiões de Marília e Bauru, a viação é a Expresso de Prata.
A empresa de onibus que atende a linha Campinas/Piracicaba é a Viação Piracicabana.
Para as outras regiões e estados, consultem a rodoviária da sua cidade.

Vindo de avião?

O aeroporto com linhas comerciais mais próximo é o de Viracopos (VCP), em Campinas (55 min. de Piracicaba, de carro). Chegando em Viracopos, a opção mais interessante é pegar um Uber até Piracicaba. A mais econômica é pegar um ônibus. Dá também para alugar um carro no aeroporto.

Outra opção econômica é vir de avião até os aeroportos de Congonhas ou Cumbica, ambos em São Paulo, e usar o AirPort Bus Service para ir até o terminal rodoviário do Tietê, e dali pegar o onibus da Viação Piracicabana. A LiraBus oferece onibus executivo entre Cumbica/Congonhas e a rodoviária de Campinas, e de lá você pode pegar outro ônibus para Piracicaba.

Vindo de carro?

Piracicaba fica rodeada pelas seguintes cidades: Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Iracemápolis, Limeira, Águas de São Pedro, Capivari, Tietê e Rio Claro. As melhores rodovidas do estado de São Paulo passam perto da cidade. Vindo pela Anhanguera, quanto estiver em Americana, haverá placas indicando a entrada para Piracicaba (+ 35km). Vindo pela Whashington Luiz, quando estiver em Rio Claro, haverá placas indicando Piracicaba (+35km). Pela Bandeirantes, quando estiver próximo à Santa Bárbara d'Oeste, haverá placas indicando a entrada para Piracicaba (+15 km).

HotéIS parceiroS  / hospede-se com desconto!

Para obter os descontos, é necessário fazer reserva antecipada, informando que irá participar do evento. Informe-se também se há cobrança de ISS.
Ibis Styles

Ibis Styles

Café da manhã, estacionamento e ISS inclusos
Reservas: 19-3373-3000 HB2Z8-RE@accor.com

Local do evento

Espaço Beira Rio‎
Rua do Vergueiro, 78
Centro
Piracicaba - SP

Trace a rota

Contato / Entre em contato conosco